Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

O GAL

O blog do Grupo Arquivos de Língua: intervenções e polêmicas (GAL) será constituído por material coletado, processado e analisado por pesquisadores do projeto de pesquisa homônimo. Os “Arquivos de língua” serão compostos por textos do século XIX – um século com muito ainda a ser descoberto – que funcionem como um observatório desse período por meio de diversos arquivos. A saber:

  1. Arquivos da Amazônia
  2. Arquivos da criança
  3. Arquivos da disciplinarização para surdos
  4. Arquivos da diversidade
  5. Arquivos da escrita
  6. Arquivos da língua em Macau
  7. Arquivos da palavra
  8. Arquivos da tradução
  9. Arquivos das (homo)sexualidades
  10. Arquivos das margens
  11. Arquivos de Fronteira
  12. Arquivos de mulheres, do(s) feminino(s) e do(s) feminismo(s)
  13. Arquivos do digital
  14. Arquivos do ensino do francês em colégios brasileiros
  15. Arquivos do livro: por uma história discursiva
  16. Arquivos do Sul: institucionalização dos estudos linguísticos
  17. Arquivos do Sul: listas de palavras

Conforme pode ser visto, são arquivos que, constituídos por material linguístico, possibilitam um olhar atento para questões linguísticas, mas também interdisciplinares: geografia, história, filosofia, sociologia, educação, biblioteconomia, arquivologia etc. E isso com um córpus em que nem todas as disciplinas das ciências humanas já estavam formalizadas no Brasil. Como qualquer observatório, o que propomos aqui demanda um gesto de leitura, um gesto de observação, que inclui reflexões, discussões, produções individuais e coletivas sobre o material coletado, recortado, desmontado. Com notas sobre a pesquisa feitas nesse blog-observatório, ao mesmo tempo que disponibilizamos ao público o que temos coletado, coletivizamos como temos pensado sobre o arquivo coletado.
A aposta que se faz com tal projeto é a de abrir um espaço para convergência de pesquisas que trazem questões, inquietações, objetos vários e diversos que permitirão refletir sobre as intrincadas e complexas materialidades da língua e historicidades do sujeito em diferentes lugares do século XIX. O desafio que se assume aqui é o de construir um espaço heterogêneo que se abre e se expõe ao público apostando em leituras outras…
Nesse sentido, o blog sustentará:
a) Uma apresentação dos arquivos individuais do GAL, bem como dos pesquisadores responsáveis por esses arquivos;
b) Uma seção chamada Polêmicas, voltada à apresentação das contradições, paradoxos, polissemias, fissuras, falhas coletadas na materialidade produzida no século XIX, propondo uma escuta-leitura-escrita do século XIX;
c) Finalmente, uma seção chamada Intervenções, em que (e)(in)vocamos a materialidade linguística coletada do século XIX para interferir na contemporaneidade, ouvindo e lendo repetições e novidades que (não) se deslocam e possibilidades que se interditam.