O blog do Grupo Arquivos de Língua*: intervenções e polêmicas (GAL) será constituído por material coletado, processado e analisado por pesquisadores do projeto de pesquisa homônimo. Os “Arquivos de língua” serão compostos por textos do século XIX – um século com muito ainda a ser descoberto – que funcionem como um observatório desse período por meio de diversos arquivos. A saber:
- Arquivos da criança
- Arquivos da diferença
- Arquivos do luto
- Arquivos da disciplinarização para surdos
- Arquivos do ensino do francês em colégios brasileiros
- Arquivos da escrita
- Arquivos das (homo)sexualidades
- Arquivos da instalação da linguística no Brasil no século XIX
- Arquivos da língua em Macau
- Arquivos do livro: por uma história discursiva
- Arquivos das margens
- Arquivos da mestiçagem
- Arquivos de mulheres, do(s) feminino(s) e do(s) feminismo(s)
- Arquivos da música
- Arquivos da palavra
- Arquivos em refúgio
- Arquivos do retraduzir
- Arquivos de saberes linguísticos
- Arquivos do Sul: institucionalização dos estudos linguísticos
- Arquivos do Sul: listas de palavras
- Arquivos da tradução
Conforme pode ser visto, são arquivos que, constituídos por material linguístico, possibilitam um olhar atento para questões linguísticas, mas também interdisciplinares: geografia, história, filosofia, sociologia, educação, biblioteconomia, arquivologia etc. E isso com um córpus em que nem todas as disciplinas das ciências humanas já estavam formalizadas no Brasil. Como qualquer observatório, o que propomos aqui demanda um gesto de leitura, um gesto de observação, que inclui reflexões, discussões, produções individuais e coletivas sobre o material coletado, recortado, desmontado. Com notas sobre a pesquisa feitas nesse blog-observatório, ao mesmo tempo que disponibilizamos ao público o que temos coletado, coletivizamos como temos pensado sobre o arquivo coletado.
A aposta que se faz com tal projeto é a de abrir um espaço para convergência de pesquisas que trazem questões, inquietações, objetos vários e diversos que permitirão refletir sobre as intrincadas e complexas materialidades da língua e historicidades do sujeito em diferentes lugares do século XIX. O desafio que se assume aqui é o de construir um espaço heterogêneo que se abre e se expõe ao público apostando em leituras outras…
Nesse sentido, o blog sustentará:
a) Uma apresentação dos arquivos individuais do GAL, bem como dos pesquisadores responsáveis por esses arquivos;
b) Uma seção chamada Polêmicas, voltada à apresentação das contradições, paradoxos, polissemias, fissuras, falhas coletadas na materialidade produzida no século XIX, propondo uma escuta-leitura-escrita do século XIX;
c) Finalmente, uma seção chamada Intervenções, em que (e)(in)vocamos a materialidade linguística coletada do século XIX para interferir na contemporaneidade, ouvindo e lendo repetições e novidades que (não) se deslocam e possibilidades que se interditam.
*Este site foi criado a partir do processo FAPERJ E-26/203.310/2017.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Grupo Arquivos de Língua (31 de Maio de 2019). Grupo arquivos de língua. Grupo Arquivos de Língua. Recuperado em 18 de Março de 2025 de https://doi.org/10.58079/owwf
Encantada com o link do nosso projeto… que riqueza de textos…Parabéns aos idealizadores !